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Os novos Rumos da advocacia empresarial
Num ambiente corporativo completamente ao que se tinha no século passado, a advocacia empresarial ganha novos rumos. Saiba a qualidade que o profissional jurídico deverá ter para transpor os novos desafios.
Uma área recente do Direito, o Direito Empresarial, vem sofrendo diversas mutações desde o século XVIII, quando houve a Revolução Industrial. Naquele momento uma nova conjuntura se estabeleceu, fazendo surgir um novo ramo do Direito e, com ele, uma nova modalidade da Advocacia: advocacia empresarial.
A advocacia empresarial procura orientar seus clientes, os empresários, da melhor forma, a atingirem o seu objetivo, que é comum a todos os empresários: obter lucro através de sua empresa.
Já naquela época a advocacia empresarial se preocupava em entregar a todos os seus clientes uma assessoria completa, gerado por profissionais multidisciplinares, podendo, desta forma, caminhar com seus clientes em qualquer área que sua empresa caminhar.
Dizem, os estudiosos, que os tempos modernos nos trouxe uma nova Revolução que mudou a realidade dos empresários: a Revolução Digital, nesta revolução surgiu um novo mundo em que as informações são ofertadas de forma instantâneas, por diversos meios.
Com a era digital (mundo pós-revolução digital) a realidade dos empresários tomou novas diretrizes e, consequentemente, o rumo da advocacia empresarial mudou junto. O advogado empresarial Mário Inácio Ferreira Filho, do escritório empresarial Inácio Ferreira Advogados mostra e esclarece os novos rumos da advocacia empresarial.
“Hoje a advocacia empresarial precisa ser mais do que técnica. Tem que ser arrojada”
Num ambiente empresarial em que as informações são transmitidas na velocidade da internet o empresário precisa de muito mais do que técnica jurídica e conhecimento de diplomas legislativos. Agora, o empresário precisa de um consultor jurídico, advogado, que lhe dê suporte a decisões importantes sobre situações que não existiam a pouco tempo atrás.
Para isso a advocacia empresarial, que antes se atinha somente à códigos escritos, precisa ser mais arrojada e inovadora. Uma advocacia empresarial de vanguarda é aquela que dá para seus clientes um conjunto de soluções fora do trivial, mas sempre aliadas ao ordenamento jurídico vigente.
Arrojada, corajosa e capaz de criar medidas criativas e eficazes para os clientes. Assim deve ser a advocacia empresarial da era digital.
Mais do que dar soluções. É necessário evitar problemas
Melhor prevenir do que remediar! Este jargão que há anos é dito por todos é o que resume uma advocacia empresarial da era da informação. Um advogado empresarial não pode se dar ao luxo de travar seu cliente por anos, numa demanda judicial, enquanto mudanças no ambiente corporativo ocorrem em segundos.
Uma advocacia empresarial capaz de antever os problemas e propor medidas para evita-las. Este é o segredo da advocacia empresarial desta nova década que dispõe de ferramentas e criatividade para proporcionar ao cliente uma solução rápida e eficaz para as situações do dia-a-dia.
Uma advocacia empresarial Full Service
Se o mundo corporativo está muito rápido nesta era digital, não sobra tempo para o empresário ter que procurar diversos profissionais para assessorá-los nas mais diversas áreas que seu negócio lhe proporciona.
Veja: se estamos falando de um empresário farmacêutico, visualizamos diversas necessidades jurídicas, desde a propriedade intelectual, contratos, contenciosos, trabalhista até as áreas, obviamente, do direito empresarial, societário, mercado de capital e órgãos regulamentares. Se o advogado é limitado e não dispõe de parceira terá que tirar do cliente um tempo precioso que será destinado a procurar novos profissionais.
Na advocacia empresarial da era da informação deve haver um conjunto de profissionais habilitado a atender o cliente nas mais diversas áreas do direito, orientá-lo e assessorá-los nas mais complicadas decisões.
Uma advocacia empresarial não pode, como antigamente, se contentar em oferecer conhecimento técnicos empresariais, deve ser multidisciplinar e ter uma rede de contatos que dê ao cliente a segurança de estar sendo assessorado pela melhor equipe que o mercado poderia oferecer.