Clique nas imagens para ampliar
Três Passos para uma consultoria jurídica empresarial eficaz
Num ambiente corporativo de grande competitividade, como se apresenta o mundo corporativo do século XXI, na era da informação, uma consultoria jurídica empresarial é de grande importância para o empresário, porque será através dela que diversas opiniões serão tomadas.
Saber o que torna a consultoria jurídica empresarial um serviço eficaz é o desafio de todos empresários e, ao mesmo tempo, de todos os profissionais do direito que se embrenham no desafio de oferecer consultoria a seus clientes, ainda mais quando voltado ao ambiente corporativo.
O advogado consultor jurídico do escritório INÁCIO FERREIRA ADVOGADOS esclarece quais pontos os empresários deverão procurar numa consultoria jurídica empresarial para que consiga contratar um serviço eficaz, bem como quais pontos os profissionais do direito deverão ater-se para se certificar de que estão oferecendo o melhor serviço a seus clientes.
Uma consultoria jurídica empresarial deve ser multidisciplinar
Mais do que saber as leis, a consultoria jurídica empresarial deve estar pronta para oferecer ao empresário um atendimento voltado à totalidade de suas necessidades.
Uma empresa é carente de muitas necessidades que excedem o âmbito das legislações e muitas delas, que envolve diretamente o departamento jurídico, permeiam outras áreas, fazendo com que a consultoria jurídica empresarial deva englobar todos os conhecimentos, mesmo quando não direcionado, especificamente, à área jurídica.
Uma consultoria jurídica empresarial deve ser parceira do empresário
Numa consultoria eficiente, o empresário e o consultor jurídico devem ser parceiros, pois buscam o mesmo objetivo: a mais eficiente medida jurídica para prevenir e resolver problemas da empresa.
Somente será possível uma consultoria com bom resultado quando empresário e consultor trabalham como parceiros. É inaceitável que o empresário não tenha acesso ao telefone direto de seu consultor. É inaceitável que o consultor, quando necessário, somente consiga falar com a secretária do empresário.
Uma parceria entre empresário e consultor é o que garantirá uma consultoria jurídica empresarial eficiente.
Resultados. Sempre em busca dos resultados
Toda empresa, quando constituída, busca o lucro. Tudo o que está envolvido com esta empresa também deverá buscar atingir o mesmo objetivo: lucro.
Mas se deve esperar que a consultoria jurídica empresarial traga rendimentos propriamente ditos, pois a tarefa do consultor é garantir que o lucro não seja revertido para custear gastos com processos ou demandas jurídicas.
A consultoria jurídica empresarial somente será efetiva se, junto com o empresário, garantir que o lucro gerado pela empresa não seja destinado para gastos desnecessários e que poderiam, por meio de simples ações, serem prevenidos.
A consultoria jurídica empresarial é o meio mais eficaz de qualquer empresário atingir o objetivo de sua empresa: lucratividade.