Clique nas imagens para ampliar
Uma nova versão de escritório de advocacia trabalhista
A figura do escritório de advocacia trabalhista da nova era do direito do trabalho
- Foi-se o tempo em que o escritório de advocacia trabalhista se resumia numa sala com muitos papeis, repletas de advogados sedentários, sem forma física e com conhecimento restrito nos tratados, súmulas e jurisprudências trabalhistas.
- Foi-se, ainda, o tempo em que os escritórios de advocacia trabalhista atuavam somente em favor dos Reclamantes, ou seja, o ex-empregado que estava desejoso em processar a empresa para a qual trabalhava.
Novos tempos vieram e trouxeram novos ares e uma estrutura completamente diferente à figura do escritório de advocacia trabalhista. Estas mudanças fizeram aparecer um escritório atual, modernizado e completamente estruturado para atender a todos os clientes, sejam eles empregados querendo processar uma empresa, sejam eles empresários querendo promover a melhor defesa para sua empresa.
Saem os papeis amarelados e entram uma estrutura atualizada de um moderno escritório de advocacia trabalhista.
Não se fala mais em salas repletas de documentos, em que muitos se perdem... Não se fala mais em pilas de formulários a serem preenchidos pelos clientes, cálculos manuais e documentos de clientes xerografados em pastas dentro de arquivo.
A nova figura do escritório de advocacia trabalhista trouxe uma estrutura moderna em que os documentos são digitalizados e guardados em gigantescos data-centers ou disponíveis, a qualquer momento aos advogados, numa nuvem virtual que pode ser acessada de qualquer lugar.
Agora o cliente tem acesso aos andamentos processuais pelo site do escritório; reuniões por vídeo ou teleconferência e acordos celebrados sem que estejam todos num mesmo ambiente, chegando ao fórum com um acordo já realizado, acelerando a solução do litígio trabalhista.
Saíram os profissionais estritamente especialistas para profissionais multidisciplinares
No novo escritório de advocacia trabalhista não há mais espaço para profissionais que não estejam antenados às mudanças em todas as áreas do direito, ainda que não sejam ligados diretamente à sua área de atuação.
O advogado do novo escritório de advocacia trabalhista entende que o direito muda constantemente, o que exige uma atualização também constante das novas legislações, julgados e decisões.
E mais, o novo escritório de advocacia trabalhista não é focado somente no Reclamante, mas também em promover a defesa do Reclamado.
Passou o tempo em que a defesa dos empresários, numa pendenga trabalhista, deveria ser função do advogado empresarial. Hoje, o escritório de advocacia trabalhista pensa no empresário não mais como o lobo mal que tira o direito dos empregados, mas também como a vítima de empregados maldosos que somente querem tirar proveito do paternalismo da legislação trabalhista brasileiro.
Assim, com o passar dos tempos o escritório de advocacia trabalhista mudou acompanhando as mudanças da sociedade, acompanhando, também, o crescimento da quantidade de emprego formal.