Clique nas imagens para ampliar
gestão de contencioso: Um instrumento necessário à administração da empresa
Com o aquecimento contínuo do mercado brasileiro os clientes se tornam cada vez mais exigentes, se tornando insatisfeitos com os serviços e/ou produtos que não apresenta a qualidade que esperada. Gera, neste momento, um cliente insatisfeito, o que ocasionará um processo contra a empresa prestadora de serviço ou fornecedora de produtos.
Este é um desafio de toda e qualquer empresa, não importando o porte econômico ou o produto oferecido ao mercado. Uma coisa é certa: processos serão intentados contra a empresa, por um serviço/produto que algum consumidor que se julgar insatisfeito. É impossível agradar a todos.
A gestão de contencioso é um desafio a todos os empresários, já que grande parte (quando não todo) do lucro poderá ser desviado à solução deste processo. É muito mais rentável a contratação de um escritório apto a gerenciar a gestão de contencioso da empresa.
E agora, como contratar um bom escritório de gestão de contencioso?
“O profissional de gestão de contencioso deve ser muito mais que advogado, deve ter, em sim, algumas características que garantirão o sucesso da gestão”, preleciona o advogado Mário Inácio Ferreira Filho, do escritório INÁCIO FERREIRA ADVOGADOS, que possui um departamento de gestão de contencioso voltado à defesa de empresas de todos os segmentos e portes empresariais.
Seguem as características que Mário Filho acredita ser importante no escritório que gerenciará a gestão de contencioso de uma empresa:
Prevenção
“Melhor prevenir do que remediar”, já dizia o dito popular. O advogado deve ter proximidade com a empresa cliente para que seja capaz de promover medidas e métodos, no atendimento ao cliente e/ou fornecimento de produtos, a fim de garantir que esta prestação/fornecimento atenderá aos requisitos esperados pelos clientes existentes e aos clientes em potencial, diminuindo, assim, substancialmente a quantidade de processos que serão intentados contra a empresa.
Procurar um escritório para promover a gestão de contencioso é entender que o advogado responsável pela empresa proporá mudanças estruturais em todas as áreas voltadas ao cliente, a fim de diminuir o número de demandas judiciais.
Integração
Todo escritório de gestão de contencioso deve estar apto a promover uma integração efetiva entre todos os departamentos da empresa, pois os custos envolvidos nas demandas judiciais podem ser diminuídos se houver integração ente os departamentos da empresa.
Ainda, muitos processos podem ser evitados quando há uma efetiva integral entre os departamentos da empresa. Esta integração, se não houver, será uma das atribuições do escritório responsável pela gestão de contencioso.
Buscar Resultados
Prevenir ou integrar são excelentes medidas para evitar que novos processos sejam propostos contra a empresa, o que diminuirá significativamente a reserva financeira que deverá ser feita para esta finalidade.
Mas todo escritório de gestão de contencioso deve buscar resultados favoráveis nos processos já existentes.
Teses defensórias efetivas, acompanhamento constante dos processos e pronto atendimento às determinações judiciais são medidas que aumentam os resultados favoráveis nos processo em andamento.
A gestão de contencioso deve ser um trabalho contínuo e conjunto para a obtenção do melhor resultado nos processos.